A Prefeitura de Contagem proporcionou a cerca de 200 crianças e adolescentes, atendidos pelos Cras, Creas ou casas de acolhimentos, um programa diferente do habitual. Como estão em situação de vulnerabilidade, o shopping costuma não ser um ambiente comum à maioria, ou por questões financeiras ou pela distância desse tipo de centro. A ação foi possível devido às parcerias com o Rotary Club de Contagem, Rotary Club Contagem das Gerais, Biscoitos Nazinha e administração do Shopping Contagem.
Contudo, na tarde da última sexta-feira (31/2), eles puderam vivenciar essa experiência e curtir um dia de shopping. Assim como outras ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, crianças e adolescentes desfrutaram do conforto do cinema do Shopping Contagem, com direito à pipoca e suco, em sessão reservada especialmente para eles. Na tela, “Mufasa – O Rei Leão”, que conta a história anterior ao filme “Rei Leão”, protagonizada por Simba. Dessa vez, a história narrada e mostrada é de seu pai, que passa por uma verdadeira aventura até ser coroado rei de Milele.
Entre comentários, surpresas e palmas ao final, os jovens se mostraram felizes com o passeio. Jennifer Kauani, assistida pelo Cras Ressaca, ressaltou a importância desse tipo de ação, que permite às pessoas em vulnerabilidade, em período de férias, um contato direto com a cultura e o entretenimento, num ambiente, muitas vezes, diverso à realidade desses jovens. “Trazer os jovens para outros locais, diferentes daqueles que vivenciamos no dia a dia, é muito válido. São novos ares, ambientes e experiências ímpares para todos nós”, disse.
Lara Kiany, também do Cras Ressaca, ressaltou a importância do Cras na vida das pessoas assistidas. “São diversas experiências que temos por meio da Prefeitura, o que agradecemos bastante. Podemos oter mais conhecimento e interagir com mais pessoas, e conhecer outros locais”, falou.
Política pública para jovens
Sob coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Contagem tem promovido diversos passeios às pessoas assistidas pelo Cras, Creas ou casas de acolhimento. Exemplos são as idas ao parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte; Inhotim, em Brumadinho; além de praças e parques em Contagem. Crianças e adolescentes são apresentados a locais fora de suas rotinas, com promoção da socialização, fortalecimento de vínculos, além de autoconhecimento, melhoria de autoestima e sensação de pertencimento.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Marius Carvalho, iniciativas como essa vão além do entretenimento, pois promovem a socialização e garantem o acesso à cultura para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. "Sabemos que muitos desses jovens enfrentam desafios diários marcados por estresse e incertezas. Oferecer momentos de lazer e convivência em um ambiente culturalmente enriquecedor contribui para o fortalecimento de vínculos e amplia horizontes. Essa experiência, para muitos, é um primeiro contato com espaços que, por diversos fatores, ainda não haviam acessado", destacou o secretário.
Na visão da referência técnica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Glenda Tanize, essas ações pontuais “são estratégias traçadas internamente com o foco no bem-estar das pessoas assistidas. Temos acompanhado a evolução de cada um. Percebo que isso fortalece o ser humano, o sentimento comum, as trocas entre eles. É algo que vemos com muita positividade e cujos resultados, tanto comportamentais como de instrução, têm sido cada vez melhores”, pontuou.
Clique aqui e acesse a galera de fotos